h1

Portugal ainda não foi apagado do mapa

18/05/2009

Há tempos adquiri um livro onde estava escrito, logo na primeira frase: «Not only is easy to lie with maps, it’s essential.»  Mark Monmonier, 1996, How to Lie with Maps.

Mal observei o mapa em baixo, pude perceber uma das boas aplicações da premissa citada. Com efeito, o cartograma apresentado relaciona o tamanho de cada país com a proporção do respectivo PIB (dados de 2005) a nível mundial. 

O método “Diffusion-based” foi desenvolvido por Gastner & Newman, 2004 e consiste na distorção da configuração geométrica dos países em função de dados estatísticos (população, resultados eleitorais, incidência de doenças e epidemias, entre outros indicadores ligados às ciências sociais e humanas).

Recorrendo a esta técnica é mesmo possível “apagar” alguns territórios do mapa, quando o indicador medido é quase insignificante, como  quase sucede aos países do continente africano, no cartograma apresentado no Relatório Sobre Desenvolvimento Mundial 2009, da autoria do Banco Mundial. Com um PIB irrisório à escala mundial, a África, que ocupa uma superfície geográfica considerável, quase nem existe na representação pictórica abaixo, o que não deixa de ser digno de registo.

Mapa: World Development Report 2009 - Banco Mundial

Mapa: World Development Report 2009 - Banco Mundial

Portugal também não se encontra representado da forma que todos gostaríamos, embora seja possível observar uma pequena tira a representar o território português, mais ou menos a meio do cartograma.

 Ainda assim, os olhos dos mercados, têm grande dificuldade em ver um país cuja contribuição para o actual desenho geométrico do Mundo é inquestionável. Se em termos de dimensão geográfica somos pequenos, em termos de dimensão económica somos uns verdadeiros anões, fundamentalmente no contexto europeu.

Como seria este mapa há cerca de cinco séculos atrás?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: