h1

Radiohead a três dimensões

23/05/2009

Os Radiohead continuam a surpreender no processo de criação artística, introduzindo novas sonoridades, novos conceitos e novos horizontes de experimentação às suas músicas e telediscos. Exemplo disso é o video produzido para a música House of Cards, cuja concepção não contempla a utilização de qualquer câmara ou luz.

Nuvens de pontos a três dimensões, obtidas com tecnologia de levantamentos de laser scanner, permitem observar imagens nítidas da silhueta do rosto de Tom Yorke, bem como as formas dos edifícios e da restante paisagem urbana.

A metodologia em causa baseia-se numa tecnologia de detecção remota, chamada LIDAR (Light Detection and Raging) e consiste na recolha automática de informação acerca das formas e distâncias relativas dos objectos alvo dos levantamentos. A sua aplicação tem sido deste modo bastante disseminada junto da Ciência da Informação Geográfica, nomeadamente na consecução de cartografia a três dimensões.

Como se pode ver numa página criada especificamente para explicar o processo de concepção do video, sendo também possível experimentar parte das maravilhas da tecnologia utilizada, tratou-se de um processo relativamente simples, em que os resultados demonstram que o espírito vanguardista e inovador dos Radiohead continua em alta.

Como há maníacos para tudo, houve até quem se tivesse servido dos dados e, trabalhando-os no 3D Analyst do ArcGis, tenha processado a informação de modo a poder visualiza-la no Google Earth, a partir deste ficheiro KML.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: