h1

Posta sobre a tolerância

27/04/2010

Com as ventas enjeitadas pelo pólen apimentado das mostardeiras, o padre de uma paróquia que só não é a minha, ou a do leitor, se nenhum de nós os dois e mais o dito pastor assim o entender, amadureceu o dom de apontar, excomungar e chamuscar em olhares afogueados de um Gregório IX, a cambada penumbrosa de ovelhas facínoras marcadas com o ferrete esconjurado de não servir de sabujo aos irresolutos temperamentos do prior.

– Ele conhece-nos  a todos pelo cheiro. Fareja-nos a aura e nunca mais se esquece da rês da gente. – diz aos convivas o Manel Salu, uma alminha telenovelesca, santarrão dos pés à cabeça, que tem colados no vidro de trás do papa-reformas baralhos de imagens de Santinhos, Nossas Senhoras, Anjos e Arcanjos.

E nisto, os sinos repicam, não se sabe se a missa se a finados, e passa a figura pequenina, sibilante e apressada do pároco que a todos abençoa com fugazes apertos de mão. A todos não! O João da Junça fica com a mão firme e suada suspensa no ar. As narinas de perdigueiro do padre, e as dos outros ali alinhados como pardais nos fios do telefone, snifam e reconhecem-lhe o cheiro espadaúdo e ateu, exercitado por anos laboriosos de foice e de martelo, sem tempo nem motivos para pensar em bajuladoras indulgências.

– Eh… oh “” prior! E eu, não sou filho de Deus? – espanta-se-lhe a voz desacreditada num bojardo, à solta no eco das paredes da rua onde a sombra do padre mirra sem se mostrar repesa, até  nova bojarda lhe rebentar nas goelas de morteiro, abertas de par em par:

– Oh “sô” prior, posso até ser Comunista, mas não como criancinhas!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: