h1

Há sempre uma alternativa

18/05/2010

Estou quase a ficar narcotizado pela prosápia hipnótica dos comentadores do Bloco Central – (nome mais apropriado não há para quem, digno de uma erudição cavalar, só enxerga a fuga para a frente) – e a acreditar que, afinal, são os desempregados, os funcionários públicos, os pobres e o excesso de Estado na economia os verdadeiros responsáveis pela Crise.

Para os inveterados bandarristas, as sacrossantas instituições da banca e das elites ficam de fora. Um bocejo. Que tal isto como alternativa:

«Quem tem mais deve contribuir com mais e quem nada tem deve ser poupado. O esforço acrescido de 0,5% no IRS para quem ganhe mais de 1285 euros ou uma sobretaxa de 2,5% sobre os bancos que, ainda assim, não pagarão os 25% (ou os agora 27,5%) de IRC que nos devem, não compensam as subidas de impostos regressivos, como o IVA, ou os cortes anunciados no subsídio de desemprego e no rendimento social de inserção. Sobretudo, quando existem alternativas para o nosso sistema fiscal: reintrodução do imposto sucessório para patrimónios superiores a 50 mil euros, introdução de um imposto sobre as grande fortunas, fim do off-shore da Madeira, novo escalão do IVA para produtos de luxo (normalmente importados), etc» (Nuno Teles – Ladrões de Bicicletas).

Que tal, como afirma Stiglitz, pensar-se num pacote de reformas institucionais no seio da União Europeia, incluindo a nível fiscal, que deviam ter sido acauteladas aquando da criação da moeda única? Quem guardou na fundura penumbrosa do saco os ideais de solidariedade que nortearam a criação do projecto europeu? Voltando a Stiglitz, mais vale admitir o falhanço que pagar um alto preço em termos de desemprego e sofrimento humano, consequências de um modelo de desenvolvimento económico defeituoso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: