h1

1º de Maio

01/05/2012

A manhã foi um regresso à faina de andarilho. Em passadas bem medidas no mapa do entendimento, cheguei à conclusão: caminhar é ler com as pernas. A varrer as veredas sinuosas desta minha Serra, perco-me na virgindade escabrosa de cada encosta, reajo com não sei que emotiva inocência aos acenos solenes das flores de esteva, farejo as perdizes aninhadas no aroma silvestre a rosmaninho, ameigam-se-me os tojos das arrelias nos ribeiros a cantar músicas de frescura tiradas aos fundos das gargantas. E não estou mais aqui. Diante de uma rude penedia, de um talhão por cavar, de um barranco talhado a pico pela água da chuva ou de uma ravina abissal, estou sempre no terreno unigénito de quem se estreia na beleza exuberante de todos os lugares. É um deslumbramento absoluto, lúdico, de saciedade dos sentidos. Sincronizado na Natureza, então, gozo o privilégio presumido que, desgraçadamente, só de longe em longe vou experimentando junto dos meus semelhantes: devoramo-nos com fome um do outro.  Mais pelos embargos decretados pelas minhas falências do que pela falta de estímulos significativos, sei da minha crónica dificuldade em chegar aos corações alheios. Mas fazer o quê? Sou assim… Procuro sempre autenticar-me na generosidade do chão que piso e escorar a minha humanidade desencantada empanturrado em mantras de terra.

One comment

  1. Companheiro enquanto tu muito bem foste até ao campo absorver toda a energia e ensinamento que a mãe natureza nos pode transmitir, outros preferiram ir a uma cadeia de supermercados stressar e dar em malucos com as compras! O que era para ser o 1º de Maio de” Luta”, de demonstração de desagrado pelo que nos estão a tirar diariamente, preferiram ir gastar o pouco que têm!



Deixe uma Resposta

