h1

A Ana Paula Almeida

10/12/2013

Chama-se Ana Paula Almeida e devo-lhe juros de mora pelos quatro anos de fruição cívica, humana e literária que me consentiu. Não sei se mereci a alacridade de todas as horas atravessadas em conjunto. Aqueci-me o mais que pude nas chamas da generosidade, optimismo, humanismo e felicidade em que vive alanceada. Foi com ela que vi na Língua Portuguesa uma serra com vista para o mar imenso que é a humanidade. Fez-me acreditar no poder da palavra enquanto janela para o outro através nós próprios. Vivi honradamente ao sol da sua amizade e foram esses os raios que tantas vezes derreteram as calotes de gelo dos meus acanhamentos, dos meus pudores, das minhas inibições naturais e é nela que mais confiadamente deponho para memória futura as minhas provações de arremedo de poeta. E, apesar de nem sempre ter acorrido da melhor maneira aos constantes acenos que me fez, de não ter correspondido com gestos maiores os gestos simples de compreensão que me dispensou, tentei sempre dizer-lhe tudo estribado na essência de todas as palavras, dando expressão a todos os sentimentos que estremecem em mim. Podia ter sido menos impulsivo, menos solitário e menos intransigente. Teria aproveitado a plenitude da oportunidade íntima de uma convivência perfeita a que só soube dar a minha imperfeição mais que imperfeita. Mas, então, já nem seria eu, nem a melhor parte que sobra de mim seria indelevelmente dela.

GRATIDÃO

Foi bonita a caminhada.
Junto a si,
Vivi
A amizade autenticada
No absoluto das coisas relativas.
Sonho-as ainda, agora que as pouso
Nas papilas gustativas
E, honrado, ouso
Lembrar o gosto saboroso
Que as vai mantendo vivas
Nas malhas do pensamento.
Retemperam-me o alento
As ternas palavras sedativas
Dadas às mais duras heresias
Do meu coração indeciso.
Guardo-as para os dias
Em que me for preciso
Fazer delas fogo conciso
Nas mãos de Prometeu
E, talvez, já de improviso,
Tornando meu o seu sorriso,
Eu descubra o Paraíso
Nos sorrisos que me deu.

Deixe uma Resposta

